quinta-feira, 28 de julho de 2016

Inscrições abertas

De acordo o site SOS Mata Atlântica, estão abertas as inscrições para o projeto "Aprendendo com a Mata Atlântica". A iniciativa é voltada a sensibilização de alunos, educadores e demais visitantes para as questões ambientais a partir de atividades lúdicas e interativas.
Quer saber mais? Confira a matéria na íntegra clicando AQUI.


terça-feira, 12 de julho de 2016

Missão recolhe 1 tonelada de fósseis na Antártica!


De acordo com o site de notícias G1, uma missão científica recolheu uma tonelada de fósseis e ossos de dinossauros, alguns deles de 71 milhões de anos, durante uma expedição à Antártica!

Os pesquisadores encontraram peças de plessiossauros, uma ordem de sarcopterígeos, que habitaram em todos os mares até o final do Cretáceo, e fósseis de pássaros que viveram neste período!


Quer saber mais? Confira a matéria na íntegra clicando aqui!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Exposição no Circo!

Olá pessoaaaal!
Confiram as fotos do nosso primeiro dia de exposição!
Não percam, amanhã tem mais (10/05), a partir das 8 da manhã!


domingo, 8 de maio de 2016

Giro SBPC!

Olá pessoal!
Bateu saudade da nossa exposição durante a 67ª SBPC né?
Ainda bem que gravaram esse vídeo super legal da nossa exposição!

Não percam a oportunidade de conferir nossa exposição durante o Circo da Ciência, no observatório da UFSCar!

Exposição no Observatório da UFSCar!

Olá pessoal, tudo bem?
Preparamos uma exposição para vocês! Ocorrerá de segunda à quarta, durante o Circo da Ciência no Observatório da UFSCar.
Confiram na foto abaixo um pouco da nossa exposição!

Horários:
Segunda (09/05): das 8 as 11, e das 14 as 17.
Terça (10/05): das 8 as 11, e das 14 as 17.
Quarta (11/05): das 8 as 12.

Esperamos vocês!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Terremoto no Japão!

Vem ocorrendo desde o dia 4 de abril de 2016 eventos sísmicos no Japão. Clique AQUI para obter maiores informações sobre esse evento.
Damos destaque ao evento ocorrido no dia 18 de abril de 2016, o evento teve magnitude de 7,3, e ocorreu no sudoeste do Japão. Esse evento ocasionou uma grande falha, que pode ser observada na figura abaixo.

Figura - Falha ocorrida no Sudoeste do Japão.

 "O Professor Associado Yuji Yagi, da Universidade de Tsukuba, avalia os movimentos da falha, usando dados observados em vários locais ao redor do globo.O professor diz que os deslocamentos horizontais de até 1,8 metros ocorreu ao longo da falha de cerca de 50 quilômetros de comprimento e cerca de 20 quilômetros de largura".



Fonte:
EarthQuake Report.com. Disponível em: <http://dev.earthquake-report.com/?p=177937>. Acesso em abril de 2016.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Cratera em São Paulo?!

Alguns estudos mostraram que existe uma cratera no município de São Paulo - SP que teve origem da colisão de um objeto celeste com o Planeta Terra há pelo menos 5 milhões de anos!!!!
Quer saber mais sobre esse assunto? Então acesse a matéria completa do Estadão, clicando AQUI!

terça-feira, 1 de março de 2016

Continente submerso?!

Uma expedição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) com a ajuda da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec), deixou pesquisadores mais perto de concluírem que a Elevação do Alto Rio Grande, uma região mais rasa localizada a cerca de 1,5 mil quilômetros da costa do Sudeste do Rio de Janeiro, é uma parte da Plataforma Continental Brasileira, que se desprendeu e afundou com o movimento das placas tectônicas.

Por meio de dragagem, foi encontrado granito na região, uma rocha menos densa que as normalmente encontradas no fundo do oceano. Além disso o granito está mais associado aos continentes. O Pão de Açúcar, por exemplo, é feito de granito.

Roberto Ventura, diretor de Geologia e Recursos Minerais do CPRM conta que o Alto Rio Grande tem sido chamado de Atlântida, em referência ao mitológico continente que teria afundado no oceano. Estima-se que o Alto do Rio Grande tenha tamanho próximo ao estado de São Paulo.


Para saber mais...
Geólogos acham possível continente submerso a 1.500 km do RJ

Vídeo mostra área próxima ao Brasil onde estaria continente submerso

Brasil e Japão podem ter achado "continente perdido" no Atlântico

Pedaço de continente submerso no meio do Atlântico

Região da costa brasileira pode abrigar continente submerso

Região da costa brasileira pode abrigar continente submerso

Geólogos brasileiros descobrem indícios de continente submerso na costa do Rio


Fonte:

Terra. Pesquisa: Brasil e Japão podem ter achado "continente perdido" no Atlântico.

Placas Tectônicas

"As placas tectônicas é a teoria confirmada por vários dados observacionais, o que explica a evolução da camada mais externa da Terra, a litosfera, fragmentado em uma série de elementos menores, as placas, que se movem em relação ao outro. Esta fragmentação e esse movimento são responsáveis ​​pela configuração atual da crosta terrestre, gerando fenômenos sísmicos e são a base, entre outras coisas, da formação de bacias sedimentares que contêm quase todas as rochas geradoras e reservatório de hidrocarbonetos.
A vida na Terra é possível através da atmosfera e hidrosfera, que foram produzidos e continuam a ser alimentados, principalmente pela desgaseificação do manto através de vulcões e outras formas que são uma consequência direta das placas tectônicas. Os movimentos das placas são, portanto, em certo sentido, também a base da vida na Terra. Os três principais tipos de placa são: 1) divergentes (ou rifteamento), 2) transformação (para o movimento lateral), e 3) a convergente (ou subduccão)" (Carlo Doglione).



Figura - Modelo da Terra no qual os vários escudos correspondem a descontinuidades físicas que facilitam um deslizamento relativo entre a que está fundido entre o núcleo exterior e o núcleo interior que para a rotação diferencial gera o campo magnético da Terra. A litosfera se comporta como um elástico . O revestimento tem um comportamento visco-elástico, de modo que é capaz de fluir quando submetidos a um esforço de longo prazo.



O trabalho completo é do Professor Carlo Doglione, da Universidade de Roma. Pode ser acessado aqui!

Você também pode conhecer mais trabalho desse pesquisador clicando aqui.


Referência

DOGLIONE, C. Tettonica delle placche. Dipartimento di Scienze della Terra, Università La Sapienza, Roma - Italia

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Para saber mais...

Você gosta dos assuntos sobre geociências? No Facebook tem uma página super legal (com conteúdos em inglês e italiano), chamada "Scienze della Terra".
Para acessar a página, basta clicar AQUI!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mineralogia

Os minerais são formações bastante utilizadas pelo ser humano como adornos e ornamentação! 
A mineralogia é a ciência que estuda esses minerais. Se você tem curiosidade sobre o que são os minerais e como se formam, os dois vídeos abaixo são bastante didáticos! Confiram!

                                                 Introdução à mineralogia



                                                         Minerais e Rochas




Figura - Alguns minerais do acervo de Minerais e Rochas do Laboratório de Geociências do Departamento de Engenharia Civil - UFSCar

Geodo Gigante em Pulpí (Espanha)

Foi descoberto em Pulpí (Espanha) um enorme geodo em forma de ovo com 8 metros de largura e quase 2 metros de altura!! Vejam no vídeo do link abaixo mais detalhes dessa incrível descoberta!




Figura - Cavidade do Geodo descoberto em Pulpí

Como era o Brasil há 100 milhões de anos?

A matéria da Agência Fapesp fala sobre como era o ambiente do território brasileiro há 100 milhões de anos.
Aqui na região de São Carlos e Araraquara, tinha o Deserto Botucatu, atualmente fonte de icnofósseis (vestígios da ocorrência de animais), material de estudo dos paleontólogos. Porém de forma geral, no Brasil não existem muitos fósseis preservados.

"Quase não há fósseis preservados do Jurássico no Brasil. Explicações, para tanto, seriam o clima inóspito do deserto e também a difícil preservação de fósseis num ambiente de dunas. No entanto, o deserto Botucatu não era desabitado. Até agora, foram achadas apenas algumas pegadas fossilizadas de mamíferos e de répteis"
"No caso das dunas do deserto Botucatu, elas deram origem ao aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do planeta, enterrado sob o chão do Centro-Sudoeste do Brasil. O aquífero Guarani comporta 37 mil km3 de água, equivalente a 1,6 vez o volume do maior lago do planeta, o Baikal, na Sibéria."

Confia a matéria completa da Agência Fapesp, no link:
Como era o Brasil há 100 milhões de anos | Agência Fapesp

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016