sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Para saber mais...

Você gosta dos assuntos sobre geociências? No Facebook tem uma página super legal (com conteúdos em inglês e italiano), chamada "Scienze della Terra".
Para acessar a página, basta clicar AQUI!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mineralogia

Os minerais são formações bastante utilizadas pelo ser humano como adornos e ornamentação! 
A mineralogia é a ciência que estuda esses minerais. Se você tem curiosidade sobre o que são os minerais e como se formam, os dois vídeos abaixo são bastante didáticos! Confiram!

                                                 Introdução à mineralogia



                                                         Minerais e Rochas




Figura - Alguns minerais do acervo de Minerais e Rochas do Laboratório de Geociências do Departamento de Engenharia Civil - UFSCar

Geodo Gigante em Pulpí (Espanha)

Foi descoberto em Pulpí (Espanha) um enorme geodo em forma de ovo com 8 metros de largura e quase 2 metros de altura!! Vejam no vídeo do link abaixo mais detalhes dessa incrível descoberta!




Figura - Cavidade do Geodo descoberto em Pulpí

Como era o Brasil há 100 milhões de anos?

A matéria da Agência Fapesp fala sobre como era o ambiente do território brasileiro há 100 milhões de anos.
Aqui na região de São Carlos e Araraquara, tinha o Deserto Botucatu, atualmente fonte de icnofósseis (vestígios da ocorrência de animais), material de estudo dos paleontólogos. Porém de forma geral, no Brasil não existem muitos fósseis preservados.

"Quase não há fósseis preservados do Jurássico no Brasil. Explicações, para tanto, seriam o clima inóspito do deserto e também a difícil preservação de fósseis num ambiente de dunas. No entanto, o deserto Botucatu não era desabitado. Até agora, foram achadas apenas algumas pegadas fossilizadas de mamíferos e de répteis"
"No caso das dunas do deserto Botucatu, elas deram origem ao aquífero Guarani, um dos maiores reservatórios subterrâneos de água doce do planeta, enterrado sob o chão do Centro-Sudoeste do Brasil. O aquífero Guarani comporta 37 mil km3 de água, equivalente a 1,6 vez o volume do maior lago do planeta, o Baikal, na Sibéria."

Confia a matéria completa da Agência Fapesp, no link:
Como era o Brasil há 100 milhões de anos | Agência Fapesp

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016