quinta-feira, 25 de junho de 2015

Extrusões de basalto da Formação Serra Geral e geodos

Elaborado por Julia Guenka Fagundes, Departamento de Ciências Ambientais - UFSCar

      As rochas ígneas extrusivas se formam quando a lava que sai do interior da Terra escorre como um líquido incandescente e se solidifica ao esfriar. O magma nada mais é do que rocha derretida e, ao chegar na superfície, passa a se chamar lava. Se o magma não atinge a superfície e fica retido na crosta terrestre, ele é cristalizado, formando corpos rochosos, denominados rochas intrusivas.
   Os basaltos são as rochas ígneas mais comuns e podem ser produzidos a partir de erupções que ocorrem em derrames que formam grandes platôs continentais, como o da Bacia do Paraná.
   Derrames em platô são rochas vulcânicas que chegam à superfície através de profundas fendas, que se espalham formando extensos lagos de lava solidificadas.

Derrames de basalto na Bacia do Paraná - Cânion Fortaleza,  Aparados da Serra – RS/SC. Foto: Luiz Oliveira


A Província do Paraná, localizada no sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai é um dos maiores depósitos de Platô do planeta, recobrindo cerca de 1.200.000km². É composta por derrames, sills e diques da Formação Serra Geral, associados ao rompimento do supercontinente Gondwana, que ocorreu durante o período Cretácio da era Mesozóica.
  
Parede de basalto próximo a São Carlos

  
   Um geodo é uma cavidade aproximadamente esférica ou alongada, preenchida por minerais, muitas vezes na forma de cristais que se projetam da parede para o interior da cavidade. Normalmente encontram-se no topo ou na base dos derrames e são decorrentes da solidificação de gases existentes nas lavas.

Geodo de quartzo. Foto: acervo Laboratório de Geociências – DECiv/UFSCar


Referências Bibiográficas

CPRM. Excursão virtual aos Aparados da Serra – RS. Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/Aparados/index.htm>. Acesso em junho 2015.
CPRM. Glossário.
Disponível em: <http://www.cprm.gov.br/Aparados/glossario_geologico.htm>. Acesso em junho 2015.
TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T.R.; TOLEDO, M.C.M.; TAOILI, F. Decifrando a Terra. 2 ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. 623 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário